PARTICIPE DA CAMPANHA DE RECICLAGEM DO LIXO

 

25/09/2014

Acesse o Link e Participe da Campanha de Reciclagem do Lixo de Antonina

SPV_Uma_pessoa_faz_toda_a_diferenca_-_1_Minuto_3_seg.mp4

CLIQUE NO LINK E CONHEÇA A AGENDA DO LIXO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS E IMPORTÂNCIA DO CATADOR DE RECICLÁVEIS:

Agenda_Do_lixo_aos_residuos_solidos_-_Catadores.ppt

Você é um cidadão sensível aos 3 R's (reutilizar, reciclar e reduzir)? Sua postura é ambientalmente correta em relação aos materiais que descarta diariamente? Já parou para pensar nisso? Comecei este texto, fazendo essas perguntas porque acho necessário estarmos e permanecermos sensibilizados em relação ao que fazemos todos os dias para com a natureza e nisso se enquadra perfeitamente os 3 R's (reutilizar, reciclar e reduzir).

Ter e cobrar de todos (sem exceção) uma postura ambientalmente correta é a obrigação, afinal, você é um cidadão do mundo e suas ações repercutem na sua vida e na vida dos demais habitantes do Planeta Terra. Digamos que cuidar da natureza é um dever, pois só assim, conseguiremos reverter o que vem ocorrendo com o meio ambiente.

Ainda em relação ao problema do lixo, que está intimamente ligado ao aumento do consumo e ao hábito do descarte que a sociedade ocidental moderna acredita que tem ligação com a qualidade de vida, ou seja, quanto mais se consome maior é a qualidade de vida. 

A partir disso acredito que o conceito dos 3 R's (reutilizar, reciclar e reduzir) - deveria estar presente no currículo escolar de todos os alunos. Educar as crianças é mais eficaz, elas se sensibilizam quando aprendem e criam um ambiente prático em suas casas. A teoria, a criança vê na escola e coloca em prática em suas casas. 

Se necessário for, chama a atenção dos pais e irmãos para algo que esteja fora do que aprendeu em sala de aula.

Agora, para as gerações atuais, deveriam haver campanhas de sensibilização e, claro, o governo deveria ser o agente de mudanças nesse processo, apoiando e incentivando negócios relacionados às áreas que envolvessem os 3 R's (reutilizar, reciclar e reduzir).

Temos que disseminar a filosofia ambiental dos 3 R's (reutilizar, reciclar e reduzir), mostrando seus benefícios em contrapartida dos malefícios, quando não existe essa filosofia.

Um exemplo simples do que estou falando pode começar, hoje mesmo, em sua residência, se você tiver uma embalagem vazia. Ela pode ser reutilizada para armazenar qualquer outro objeto e, até mesmo alimento, dependendo do caso. Na pior das hipóteses ela pode voltar para a indústria e ser reciclada. 

Outro exemplo de postura ambientalmente correta começa no supermercado, quando você for comprar cervejas e refrigerantes. Dê preferência para as garrafas retornáveis, assim você estará contribuindo com o meio ambiente. Há países da Europa que já discutem a proibição na venda de refrigerantes e cervejas que tenham embalagens descartáveis. Agora, se acaso comprar as conhecidas cervejas de "latinha", faça a coleta seletiva das mesmas. O alumínio é um material valorizado e o Brasil é o campeão mundial de reciclagem de alumínio.

O vidro é um produto interessante para a reciclagem, pois ele não sofre alteração de sabor, odor, cor ou qualidade e é reciclável 100%.

Já no caso dos papéis, vamos lembrar das folhas de sulfite que você descarta diariamente. Já pensou em reutilizá-las no verso como rascunho? E depois de utilizá-las dos dois lados, acondicioná-las de forma correta, mantendo-as secas e limpas para a reciclagem? Se não, passe a pensar!
Para encerrar esse recado ambiental, vou reafirmar as três palavras que devem estar presentes em nosso dicionário diário: reutilizar, reciclar e reduzir. No caso da palavra reduzir, antes de adquirir um produto pense se realmente necessário essa aquisição.