SAMAE INSTALA NOVOS HIDRÔMETROS

FACILITE A LEITURA DO SEU HIDRÔMETRO
? Facilite o acesso ao seu hidrômetro.
? O funcionário faz a leitura do seu hidrômetro sempre na mesma época do mês. Evite deixar seu cachorro solto. Se não possui mureta, não tranque o portão de sua residência.
? Quando não há acesso ao hidrômetro em um imóvel, o SAMAE emite fatura mensal pela média dos últimos consumos. Evite a cobrança pela média ou a cobrança de consumo acumulado, facilitando o acesso ao seu hidrômetro.
? O livre acesso do SAMAE ao hidrômetro está previsto no regulamento da autarquia.

O SAMAE de Antonina objetivando o controle de perdas de água e o controle do desperdício está substituindo os hidrômetros antigos e danificados por hidrômetros novos e também está instalando hidrômetros em ligações que não possuem medidores.

A substituição ou instalação do hidrômetro não é cobrada dos usuários. O SAMAE assume todos os custos envolvidos.

Os novos hidrômetros são certificados pelo Inmetro e foram aferidos de acordo com as normas da ABNT.

A renovação destes equipamentos visa melhorar a qualidade do serviço da autarquia, evitando desperdícios de água com pequenos vazamentos e registrando o consumo real de cada imóvel. Com o passar do tempo, as engrenagens dos hidrômetros antigos sofrem desgastes, o que faz com que a precisão de registrar vazões muito baixas diminua.

Após a troca, é possível que ocorra naturalmente uma elevação no consumo medido devido a maior sensibilidade de medição dos novos hidrômetros.

Destacamos, ainda, que pequenos vazamentos podem ser detectados e gerar um aumento considerável no valor da fatura. Por isso, fique atento acompanhe a leitura diariamente do hidrômetro para não ser surpreendido por vazamentos.

Se após a substituição do hidrômetro o ponteiro indicador de consumo estiver girando mesmo sem consumo e o reservatório estiver cheio, é um sinal de que no imóvel há um vazamento interno. O conserto dos vazamentos internos são de responsabilidade do consumidor e deve ser corrigido o mais breve possível.


Estima-se que em média uma pessoa utiliza 150 litros de água por dia, ou seja, 4.500 litros por mês. Se em seu imóvel o consumo de água estiver muito acima desta média, é sinal que está havendo desperdício ou algum provável vazamento. É possível fazer o acompanhamento do consumo do imóvel, verificando a leitura diariamente e subtraindo a leitura anterior. Consulte mais informações e dicas de como localizar vazamentos no site www.samaeantonina.com.br.
Fones: (41)3978-1244, 3978-1207


Não é permitida a instalação de nenhum tipo de equipamento nas ligações de água. Qualquer intervenção no ramal predial externo, ou seja, no trecho compreendido entre a rede de distribuição de água até o cavalete, é considerada irregularidade passível de penalidades previstas no Regulamento dos Serviços do SAMAE. FURTAR ÁGUA É CRIME! EVITE LIGAÇÕES CLANDESTINAS!

PANFLETO_O_SAMAE_SUBSTITUI_HIDROMETROS.pdf