MANTENHA A CAIXA D'ÁGUA LIMPA

O SAMAE garante a qualidade da água até o cavalete/hidrômetro. Depois é com você. Faça sua parte, mantendo a caixa d'água limpa.
Depois que a água passa por processos de tratamento nas Estações do SAMAE, ela é distribuída à população livre de impurezas. Porém, dentro dos imóveis, a água tem outro local de armazenamento, conhecido por caixa d'água. Esse reservatório é indispensável, pois ele irá garantir que não irá faltar água em sua casa quando houver necessidade de manutenção no sistema de abastecimento.
A caixa d'água deve ser lavada a cada seis meses e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum bicho ou sujeira entre nela. Esses cuidados são imprescindíveis, já que a responsabilidade do SAMAE é garantir a qualidade da água distribuída até o hidrômetro. Daí em diante, a responsabilidade passa para o consumidor.
Para manter a sua caixa d'água bem limpa e evitar transtornos, você pode seguir os seguintes passos:
1° passo: esvazie a caixa d'água;
2° passo: escove bem as paredes e o fundo da caixa d'água com uma escova de nylon;
3° passo: lave bem a caixa d'água com um jato forte de água limpa;
4° passo: misture um litro de água sanitária e cinco litros de água limpa e com um pano espalhe esta solução nas paredes e no fundo da caixa d'água;
5° passo: espere 30 minutos para que a solução de água sanitária faça a desinfecção da caixa d'água;
6° passo: enxágue a caixa d'água e deixe toda a água escorrer até que a caixa fique vazia.
7° passo: encha a caixa d'água e repita toda a operação daqui a seis meses.
A escolha da caixa d'água
Para evitar o desabastecimento de água, causada por manutenções na rede, sejam elas de rotina ou resultado de problemas como os rompimentos de tubulações, é necessário que cada imóvel tenha um reservatório com capacidade de armazenagem adequada ao seu consumo e com autonomia de um a dois dias.
Para exemplificar, digamos que o consumo por pessoa seja de 110 litros de água por dia, na sua residência. Tomamos esse volume como referência porque é a quantidade recomendada pela ONU - Organização das Nações Unidas - como necessária para atender às necessidades básicas de consumo e higiene do cidadão. Se no imóvel moram 5 pessoas, a caixa d'água necessária para abastecer a família por 1 dia pode ser obtida fazendo um cálculo simples:
- 5 pessoas x 110 litros/dia = 550 litros/dia de consumo de água na casa.
Lembrando que se você deseja uma autonomia de dois dias, faça o seguinte cálculo:
- 550 x 2 = 1.100 litros para 2 dias de consumo para 5 moradores da casa.
Neste caso, o consumidor deve escolher uma caixa d'água de 1000 litros.