Perguntas Frequentes Sobre o Samae Antonina

O que é o SAMAE ?

É o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Uma autarquia municipal, que desde 11 de dezembro de 1.968 opera o Sistema de Água do Município de Antonina.

Por que o SAMAE ?

A administração municipal optou pela municipalização da distribuição da água, na intenção de que a arrecadação das tarifas de Antonina seja utilizada diretamente em benefício e melhorias da água de nossa cidade, assim os valores recolhidos aqui revertem em obras para a nossa cidade, ao invés de seguirem para o Estado, como acontece com diversos municípios.
Desde a sua criação em nossa cidade o SAMAE vem realizando um trabalho diário de manutenção e ampliação da rede de água.. Hoje o SAMAE pode orgulhar-se de fornecer à população de Antonina uma água de boa qualidade, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Mesmo em época de seca, que acontece em vários municípios de nossa região, Antonina conta com água para atender seus munícipes, devido ao trabalho sério desenvolvido pela equipe do SAMAE.
 
Como funciona o procedimento de captação de água?


A captação da água bruta ocorre no Rio Jantador, localizada no Morro da Mina, a 15 km do centro urbano de Antonina, que chamamos de captação principal. Também é captada água bruta no Bairro Itapema, Penha, Jardim Maria Luiza e Bairro Alto para atender Sistemas Independentes na região, que chamamos de captações secundárias.

Após feita a captação da água bruta, ela é levada através de tubos até a ETA (Estação de Tratamento), onde passa por um processo de tratamento que começa com a filtragem e posteriormente é clorada e fluoretada. A cloração serve para eliminar as possíveis impurezas encontradas na água e a aplicação do flúor serve para prevenir carias dentárias.
Quando já filtrada a água é encaminhada para um reservatório interno da ETA (Estação de Tratamento), que recebe o Flúor, que ajuda no fortalecimento dos dentes e bem estar para quem consome a água.
                    
O último processo de tratamento antes de ser encaminhada para o consumo, é o recebimento de cloro, que já é colocado na água após a filtragem.
E depois de todo o processo de tratamento da água, ela é encaminhada a cidade por gravidade e/ou conjuntos moto-bombas de alta pressão.

Para um melhor acompanhamento de resultados e qualidade da água tratada os operadores da ETA (Estação de Tratamento), fazem análises, de 2 em 2 horas, como: Turbidez, cor, cloro, Ph, fluor, e alcalinidade além de outras análises quinzenais, mensais e semestrais exigidos pelo Ministério da Saúde.

Os procedimentos encontram-se disponíveis em relatórios mensais devidamente em conformidade com a Portaria nº 518 do Ministério da Saúde.

Por que o usuário tem que pagar a água se ela vem dos rios ?

O usuário não paga pela água em si, mas paga pela operação e manutenção de sua captação, tratamento, distribuição e ampliação de serviços necessários a estes fins.
O SAMAE precisa administrar despesas, que são pagas com a arrecadação das tarifas, dentre elas, quadro de funcionários, despesas internas, energia elétrica para o funcionamento das bombas de captação e recalque de água (que permanecem ligadas 24 horas por dia), entre outros.

Por que às vezes falta água em alguns pontos da cidade ?

Ocasionalmente, certos pontos da cidade permanecem algumas horas sem o abastecimento de água, devido a reparos  e ampliações que estão sendo efetuados na rede, para garantir que a água com qualidade chegue a todos os usuários do SAMAE.

Por que às vezes ocorre derramamento de água na rua ?

Quando há a necessidade de reparos na rede, o SAMAE realiza a manobra de esgotamento, para retirar o ar dos canos, o que faz com que a água se espalhe na rua. Este procedimento, realizado nos hidrantes, é necessário para a despressurização, pois  o ar que se mantém dentro dos canos pode arrebentá-los.

 

Como alterar o nome que sai na fatura?

Para alterarmos o nome que consta na fatura precisamos que alguém traga no SAMAE:
1º) cópia de uma fatura(não pode ter débito em aberto);
2º) cópia de contrato de aluguel ou do documento desse imóvel no novo nome(ex: recibo,escritura,documento que comprove que o imóvel foi doado...);

*A transferência só se faz através de cópia de documento assinado.

Como atualizar meus dados ou meu endereço?

Ligando para o 41-3978-1244/1249 ou mandando um email pelo nosso fale conosco E/OU licitacao@samaeantonina.com.br, não esquecendo de colocar o código da ligação.

Como requerer uma ligação de água?

Para requerer uma nova ligação de água, basta trazer no SAMAE:
-cópia do documento do imóvel;
-talão de água do vizinho mais próximo. Carnê do IPTU ou autorização da Prefeitura.
Prazo: é de até 8 dias úteis para a execução da ligação.

Onde pagar minha conta de água?

Casas lotéricas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Loja Jorge Nemézio,  Mercado Mariselma, Armazém do Clio, Loja Pica-pau, Auto Escola Antonina.

Quais bancos são cadastrados para débito automático?

Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú.

Como colocar o pagamento da minha conta em débito automático?

Basta levar uma fatura em seu banco e aguardar sair no lugar do código de barras a mensagem "débito automático". Para cancelar é só levar uma fatura também ao seu banco.

Quando o Samae efetua o corte da ligação de água?

Após 30 (trinta) dias do vencimento (nunca por quantidade de contas). Após pagamento, o usuário deverá voltar ao atendimento para solicitar sua religação. A taxa de religação será lançada em conta futura automaticamente.
Corte simples - religação no período de 48 horas.
Corte na Rede - religação no período de 72 horas, sendo que o cliente deverá providenciar o padrão caso não tenha.

Quando o Samae corta uma água a religação é automática?

NÃO, o usuário/cliente deve apresentar todas as faturas pagas e pedir a religação, ou pedir por telefone um dia após efetuar o pagamento.

Qual o prazo de religação?

De no máximo 48h para corte simples e de até 72h para corte na rede, onde se estiver cortada na rede e o padrão não estiver pronto o cliente deverá providenciar a construção.

Como medir 1m³ de água?

Um metro cúbico equivale a 1.000(mil) litros de água.

O que é a média de consumo de um imóvel?

É a média dos últimos 3 meses de consumo, utilizada para efeito de faturamento, quando da impossibilidade de obtenção de leitura do hidrômetro

Minha conta venceu. Posso pagá-la normalmente?

Sua conta poderá ser paga a qualquer tempo, independente da data de vencimento. Porém, se for uma conta referente à parcela de acordo, ela só poderá ser paga até a data do vencimento.

Em caso de pagamento em atraso, como devo proceder para evitar o corte/supressão ou solicitar o restabelecimento/religação da minha ligação de água?

Para evitar o corte/supressão no caso de atrasos de pagamento ou para solicitar o restabelecimento/religação, orientamos que o pagamento seja comunicado, via telefone, imediatamente ao SAMAE. Para tanto, serão necessárias as seguintes informações:

- Código do Banco onde foi efetuado o pagamento
- Data de pagamento
- Autenticação Bancária constante no documento de pagamento

Como devo proceder em caso de ter efetuado o pagamento da conta mensal em duplicidade?

Dirija-se ao Setor de Atendimento do SAMAE munido dos dois comprovantes de pagamento e um documento pessoal para solicitação da devolução do valor pago em duplicidade.

Como solicitar a mudança da data de vencimento da minha conta?

Entre em contato com o SAMAE pelos canais de atendimento expostos neste site.

Posso mudar o endereço da minha conta?

Sim. Entre em contato com o SAMAE pelos canais de atendimento deste site.

Minhas contas estão pagas, mas cortaram minha água. O que devo fazer?

Entre em contato com o SAMAE pelos canais de atendimento deste site.

 

O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

a)    Vazamento de água visível ou invisível;

b)    Consumo por motivo de alta temperatura (maior consumo no verão);

c)    Uso de água para construção ou reforma;

d)    Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;

e)    Ceder água para terceiros;

f)     Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;

g)    Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;

h)    Troca de água de piscina.

Se não ocorreu nenhuma dessas situações, dirija-se ao nosso escritório de atendimento.

Como denunciar suspeita de irregularidades na ligação de água?

Para formalizar a denúncia não há necessidade de identificação. Para isso, procure os canais de atendimento.

 O SAMAE fez a leitura errada do meu hidrômetro. O que devo fazer?

Entre em contato 2 dias após o recebimento da conta, com a leitura correta do hidrômetro e a data em que foi efetuada. Veja abaixo como efetuar a leitura do seu hidrômetro.

Conferindo a leitura no hidrômetro:

http://www2.sabesp.com.br/fale%20conosco/perguntas_frequentes/image/item.jpgHidrômetros digitais: anotar os números que aparecem em preto.
http://www2.sabesp.com.br/fale%20conosco/perguntas_frequentes/image/item.jpgHidrômetros com ponteiros: anotar a posição dos mesmos em cada relógio, conforme orientação contida no verso da conta de água.

Por que o SAMAE não efetua leitura dos hidrômetros em períodos fixos de 30 (trinta) dias?

O cronograma de leitura do SAMAE é preparado considerando o número de dias de cada mês, a existência de feriados e os finais de semana. Desta forma, a leitura de seu hidrômetro pode ocorrer entre 28 e 32 dias.

Por que o SAMAE troca os hidrômetros?

O SAMAE troca os hidrômetros em duas situações:

Preventiva: Ocorre a substituição devido ao seu desgaste.

Corretiva: Ocorre quando o hidrômetro apresenta defeito de funcionamento.

Nas duas situações a troca é gratuita e visa garantir a qualidade e eficiência da leitura.

O hidrômetro pode marcar a mais?

Não. À medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro antigo sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade (capacidade de registrar vazões muito baixas) seja diminuída. Por isso, logo após a troca do hidrômetro, é possivel que ocorra uma elevação no consumo. Como todo equipamento moderno, os hidrômetros tem evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos a ser medidos.

O ponteiro do hidrômetro pode girar para frente e para trás?

Sim. O hidrômetro quando apresenta esse tipo de movimento está acusando uma oscilação da pressão da água na rede. Em condições normais é insignificante a diferença acumulada entre a medição da água que retornou e a água que já havia passado.

O ponteiro do hidrômetro pode girar sozinho?

Não. Porque o ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de:

- Vazamento Interno (não visível);

- Estar sendo completado o nível do reservatório (caixa d'água);

- Defeito no registro, que mesmo fechado, não veda mais a passagem da água.

Quem pode fazer a manutenção no hidrômetro?

Somente funcionários credenciados pelo SAMAE podem fazer a manutenção do hidrômetro, mas a preservação e a conservação do aparelho são de responsabilidades do usuário.

Pode-se mudar o cavalete de lugar sem consultar o SAMAE?

Este serviço é de responsabilidade do SAMAE, portanto, somente o SAMAE pode fazê-lo. Para solicitar este serviço, entre em contato pelos canais de atendimento.

Como faço para solicitar a primeira ligação de água e/ou esgoto?

Você pode receber orientações por telefone ou pessoalmente no escritório de atendimento.

Observação: É importante que tenha em mãos um documento pessoal e, se possível, uma conta de água do vizinho (ela será utilizada como ponto de referência para a localização do seu imóvel).

Como faço para solicitar a primeira ligação de água?

Você pode receber orientações por telefone ou pessoalmente no escritório de atendimento.

Observação: É importante que tenha em mãos um documento pessoal e, se possível, uma conta de água do vizinho (ela será utilizada como ponto de referência para a localização do seu imóvel).